Zumbido Tem Cura?

Agora em novembro, acontece uma campanha de conscientização bastante importante: o novembro laranja. Uma campanha nos moldes do outubro rosa, mas cujo objetivo é a conscientização sobre o zumbido. Esse sintoma que é tão chato, e que tem um forte impacto negativo na qualidade de vida de quem sofre com esse problema. O símbolo dessa campanha é o laço de cor laranja.

Novembro Laranja

 

A investigação e tratamento do zumbido pode ser bastante desafiador. Tudo fica ainda mais complicado devido a grande quantidade de questões mal respondidas, desinformações e incertezas.

Por isso que quem sofre com o zumbido acaba ficando com muitas dúvidas. E a principal dúvida, de longe é: O zumbido tem cura?

O Zumbido tem cura?

 

E aí? Como responder essa pergunta?

Em primeiro lugar vamos entender o que é o zumbido. O zumbido é um som que a pessoa percebe nos ouvidos, mesmo quando não há nenhuma fonte externa para esse som. Algumas vezes esse zumbido pode também ser percebido na cabeça. A principal causa para o zumbido e a perda auditiva, mas pode ocorrer também problemas como ansiedade, diabetes, problemas cardiovasculares, dentre outras inúmeras causas.

Agora, respondendo à pergunta: O zumbido tem cura? E a resposta é: sim, mas nem sempre. Isso não quer dizer que quem sofre com o zumbido deve se resignar e se acostumar com todo o incômodo e sofrimento que o zumbido traz. Pois apesar de nem sempre ter cura, sempre tem tratamento.

O objetivo primário e mais importante do tratamento é justamente diminuir o sofrimento e o impacto do zumbido na vida do paciente.  Algumas vezes se consegue diminuir o volume do zumbido ou até esmo o eliminar completamente, mas esses são objetivos secundários. Pode ser que ao final do tratamento você continue escutando o seu zumbido. Mas ele não vai mais ser um sofrimento para você.

E o tratamento?

 

É fundamental que você saiba que especialmente no zumbido, o tratamento é sempre individual e personalizado. Vai depender da causa do seu zumbido, alterações associadas, presença de outras doenças, dentre outros fatores. Levando tudo isso em consideração o médico otorrino (de preferência com especialização em otoneurologia) vai lhe indicar o tratamento mais adequado. Esse tratamento pode incluir medicação, terapia sonora, acupuntura, psicoterapia, alterações na dieta, atividade física, enfim, uma série de ferramentas que podem ser usadas.

 

Escrito por Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologista. com foco no tratamento da tontura e zumbido
CRM-SP 163.108 / RQE 67.472

Post anterior
O Meu Zumbido Pode Ser Cera no Ouvido?
Próximo post
Você Já Ouviu Falar na Cóclea?

4 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologia
e Otoneurologia
na Vila Mariana e Avenida Paulista

Consultas
Tratamentos