A cóclea é uma pequena estrutura que fica em nosso ouvido interno. Ela tem a forma de uma concha de um caracol, e seu nome vem justamente desse formato: cóclea vem do grego kokhlia, que significa caracol. É uma estrutura muito pequena, medindo cerca de 3,5mm de altura e 7,5mm de diâmetro na sua base, mas é uma importância enorme para o nosso organismo. A cóclea é o órgão responsável pela nossa audição.
Órgão Responsável pela nossa Audição
Dentro da nossa cóclea existem cerca de 15.000 células, que nós chamamos de células ciliadas. As informações sonoras em forma de vibração chegam até as nossas células ciliadas, que vão transformar essas informações vibratórias em impulsos elétricos, e os neurônios do nosso nervo auditivo vão conduzir esses impulsos até o cérebro.
Uma das características mais importantes das células ciliadas é que cada região responde a uma frequência de som diferente. As células da base respondem aos sons mais agudos, enquanto as células do ápice respondem aos sons mais graves. E assim, dependendo de onde o impulso elétrico está vindo o cérebro consegue interpretar se aquele som é um som agudo ou um som grave.
A cóclea é um órgão bastante sensível, e pode ser lesada quando é acometida por infecções, inflamações ou traumas. É muito importante lembrar que uma das formas mais comuns de traumas na cóclea é o Trauma Acústico, ou seja, quando a cóclea é exposta a sons muito altos por muito tempo. E isso tem aumentado devido ao uso cada vez mais comum e intenso de fones de ouvido.
Cuide bem da sua Cóclea!
A maior parte dessas lesões da cóclea são irreversíveis, e como ela é o órgão responsável pela nossa audição, lesões cocleares levam assim a perdas de audição definitivas. Por isso é importante estar sempre atento a a saúde da nossa cóclea. Precisamos tratar infecções de ouvido precocemente, evitar nos expormos a sons altos durante muito tempo. É fundamental também manter o acompanhamento e monitoramento da nossa saúde auditiva com o médico otorrinolaringologista.