Tontura Emocional Existe Mesmo ?

Você já sentiu tontura depois de uma briga em casa? Ou antes de uma prova importante? Ou mesmo numa época em que a situação no trabalho estava muito estressante? E nessas situações, já te falaram que a sua tontura era emocional?

Pois é! Alterações emocionais podem sim causar tontura. Aliás, tem sido cada vez mais comum os pacientes virem até o meu consultório para avaliar a sua tontura, e os mesmos terem alguma alteração emocional  como causa ou agravante da tontura. Às vezes até mesmo com doenças psiquiátricas como ansiedade, depressão e transtorno de pânico.

Mas porque isso acontece? Isso ocorre pois o nosso sistema vestibular faz ligações com diversas áreas em nosso cérebro, inclusive com as áreas ligadas às emoções. E uma acaba influenciando na outra.

O paciente pode se apresentar com uma tontura mal definida, com sensação de cabeça pesada, atordoamento ou desequilíbrio, podendo ocorrer em qualquer hora do dia ou situação, principalmente nos momentos em que as emoções estão mais afloradas.

Para se chegar a esse diagnóstico, muitas vezes é preciso descartar outras alterações do labirinto, por isso a consulta com o otoneurologista é importante, sendo também necessária avaliação de um psiquiatra.

O tratamento da tontura emocional pode ser feito com medicação, psicoterapia, técnicas de relaxamento ou mudanças no hábito de vida!

Você acha que esse pode ser o seu caso? Marque já sua consulta com o otorrino!

Escrito por Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologista. com foco no tratamento da tontura e zumbido
CRM-SP 163.108 / RQE 67.472

Post anterior
Neurite Vestibular
Próximo post
Como Cuidar da Minha Audição?

29 Comentários. Deixe novo

  • […] Quer saber mais sobre tontura emocional: clique […]

    Responder
  • Tenho uma tontura que dura segundos

    Responder
  • Rosa Costa
    02/10/2023 22:51

    Minhas tonturas duras segundos, não é todo momento nem todos os dias, tenho muita ansiedade e estresse

    Responder
    • Oi Rosa. A ansiedade e o estresse podem mesmo ser uma causa importante de tonturas. Mas precisa investigar outras causas também. Normalmente, a ansiedade gera uma tontura com duração prolongada e não com duração de segundos.

      Responder
  • Aryanne Aguiar
    31/01/2024 09:55

    Muito bom o artigo, Dr! Tenho TAG e mesmo sendo acompanhada há anos por psiquiatra, psicólogo e medicada, apresento episódios de tontura quando tenho os gatilhos (no meu caso o estresse). Com o tempo aprendemos a nos conhecer melhor e a identificar essas “tonturas emocionais” que no meu caso, está relacionada com a ansiedade. Gratidão! 🙏🏻

    Responder
    • Oi Aryanne. Fico feliz que você tenha gostado do artigo. E você está certíssima. A melhor maneira de lidar com isso é conhecermos melhor a nós mesmos. O problema é que as doenças ligadas ao nosso emocional ainda são cercadas de preconceitos e medos. Mas elas são reais e precisamos falar sobre.

      Responder
  • Tenho tontura sempre que vou a locais cheios, barulhentos e com luzes piscantes, como leds por exemplo. Mas normalmente só ocorre quando todas essas coisas estão juntas, pode ser tontura emocional? Me sinto muito desconfortável em locais assim.

    Responder
    • Olá Thay. Não necessariamente. Existem outras alterações em que a pessoa pode sentir tontura nessas situações. Por exemplo, a enxaqueca vestibular e a cinetose.

      Responder
    • Sidney oliveira
      11/06/2024 14:31

      Ola doutor, desde que tive pensamento intrusivo de TOC religioso, parece que minha mente mudou. A meses que não consigo ter uma visão, olhar claro das coisas. Vejo as coisas como uma nuvem na frente, uma visão parece fora da realidade, sem nitidez sem sentido! Estou a meses assim e não encontro explicação. Pq só encontrei eu assim nas pesquisas

      Responder
      • Olá, sinto muito por saber que você está passando por isso. Os sintomas que você descreve, como sensação de visão embaçada e desconexão da realidade, podem estar relacionados ao seu TOC ou a outros fatores psicológicos. É importante que você procure um especialista em saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo, para uma avaliação completa. Eles poderão ajudar a identificar a causa desses sintomas e propor um tratamento adequado. Lembre-se que não está sozinho e há ajuda disponível.

        Responder
  • Alexandre
    02/04/2024 09:15

    Minha tontura é constante, mas de 30 dias, creio que seja emocional, começou Aparti do término do meu relacionamento..entrei em desespero, isso afetou muito, avez diminuir as vezes aumenta.

    Responder
    • A questão emocional, realmente afeta muito o funcionamento do ouvido, sendo um fator importante na causa da tontura. Você passou por uma situação que realmente causa um grande stress emocional, e é normal termos essa reação. Se o sofrimento emocional está muito forte, ou demorando a passar, não hesite em procurar ajuda.

      Responder
  • SOLANGE APARECIDA
    08/04/2024 16:44

    Sinto zonzeira a 4 anos,constantemente.
    Já passei por vários profissionais (otorrino,neuro,otoneuro )fiz vários exames,mas não obtive nenhuma melhora.
    Já não sei mais que profissional procurar.

    Responder
  • Ellen Santos
    28/04/2024 16:25

    Olá eu sofro com ansiedade e ultimamente passei cinco noite de sono mal dormida por causa de uma discussão depois disso ultimamente venho sentindo tontura que não sentia antes pois nunca tinha passado por essa situação sempre que Fico nervosa ou tem medo eu fico pensando demais começo a ficar tonta será que pode ser tontura emocional

    Responder
  • Maria de Fatima Bandeira
    30/04/2024 10:03

    Ola, bom dia minha filha tem 15 anose tem reclamado de conturas, ela é ginasta treina todos os dias , aqui em casa tambem aconteceram algumas vezes discurções conjugal q ela presenciou pode ter cido isso ?

    Responder
    • Olá Maria de Fátima. O nosso estado emocional influencia muito no funcionamento do labirinto. Mas precisamos investigar outras possíveis causas para essa tontura. Estamos à disposição.

      Responder
  • Olá tenho tonturas constante há 18 dias depois de perder minha mãe .Até o hemograma deu alteração .Pode ser ansiedade?

    Responder
    • Olá Fernanda, meus sentimentos. Com certeza todo esse sofrimento emociona que você está passando pode estar influenciando as suas tonturas. O hemograma alterado também pode estar contribuindo!

      Responder
  • Olá. Tenho vertigens que as vezes duram vários minutos, sou ansiosa e me estresso facil. Não tenho labirintite mas pressão baixa e moro no litoral que é muito quente. Tô achando que meu problema é esse.

    Responder
  • Nilcleber Matos Maranhão
    20/06/2024 22:16

    Tenho tonturas direto, o que pode ser?

    Responder
    • Olá, tudo bem? As tonturas podem ter várias causas, como problemas no ouvido, pressão baixa, desidratação, entre outras. É importante que você marque uma consulta para que possamos investigar a causa específica e encontrar o tratamento adequado. Estou à disposição para ajudar.

      Responder
  • Tenho muita tontura e desequilíbrio.ja fiz ressonância da cabeça,fiz várias fisioterapias.Nunca melhorei.Nao consigo nem olhar para o lado caminhando.

    Responder
    • Olá. Entendo como esses sintomas podem ser frustrantes e impactar sua qualidade de vida. Mesmo após ressonância e fisioterapias, a persistência da tontura e do desequilíbrio pode indicar que a causa pode ser outra, como um distúrbio vestibular não detectado ou uma condição que exige uma abordagem diferente. Recomendo que você procure um otorrinolaringologista especializado em tonturas para uma avaliação mais aprofundada. Existem testes específicos para identificar problemas no sistema vestibular que podem não ser detectados por uma ressonância comum. Há tratamentos específicos e técnicas de reabilitação que podem ajudar bastante nesses casos. Estou à disposição para ajudar no que for necessário!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologia
e Otoneurologia
na Vila Mariana e Avenida Paulista

Consultas
Tratamentos