O Que Causa o Zumbido?

Você tem sofrido com zumbido? Aquele barulhinho chato e persistente que perturba e atrapalha o sono, o estudo e outras atividades diárias. Saiba que você não está sozinho. As estatísticas mostram que cerca de 10% das pessoas no mundo todo sofrem com o zumbido. Mas você sabe o que causa o zumbido?

O zumbido é uma sensação auditiva percebida nos ouvidos ou na cabeça, que não tem uma fonte externa visível. Existem vários tipos de zumbido e os tipos mais descritos pelos pacientes são:

  • Apito
  • Cigarra
  • Chiado
  • Cachoeira
  • Grilo
  • Panela de pressão
  • Motor
  • Asa de borboleta

Mas o que causa o zumbido?

O primeiro passo é entendermos que o zumbido não é uma doença em si, mas um sintoma que pode surgir por diversas alterações no organismo. Essas causas podem ser as mais variadas possíveis e frequentemente elas se associam entre elas. As causas mais comuns são:

Perda de audição:

Essa é, de longe, a causa mais comum de zumbido e está na base da grande maioria dos casos de zumbido. A perda auditiva pode acontecer por fatores genéticos, idade, mas principalmente devido a exposição a ruídos. Quando nossos ouvidos são expostos a grandes ruídos como barulho de avião, shows de músicas, máquinas em fábricas e fones de ouvido, ocorre de lesão das células auditivas que vão se acumulando ao longo do tempo e são irreversíveis.  E para compensar essa perda auditiva, partes do nosso cérebro relacionadas a audição acabam por produzir o zumbido.

Obstruções da orelha externa e média:

Algumas vezes, podem ocorrer bloqueios a passagem som da parte externa orelha para a parte mais interna que capta o som. Esses bloqueios podem ocorrer por acúmulos de líquidos dentro do ouvido, devido a uma otite, ou até mesmo por uma rolha de cerume. Na maioria das vezes, uma vez que removemos essas obstruções a audição volta ao normal e o zumbido cessa.

Alterações Somatossensoriais:

As nossas áreas cerebrais auditivas têm conexão com outros setores, como por exemplo, os nossos músculos do pescoço. E uma área interfere na outra. Assim, contrações musculares e dores no pescoço podem afetar o zumbido. Por isso é importante cuidarmos da postura, alongarmos os músculos do pescoço, escolher travesseio com altura certa, dentre outros cuidados. Alterações da articulação temporomandibular (ATM), como as causadas por bruxismo, também podem afetar o zumbido.

Outras causas:
  • Alterações metabólicas, principalmente a hiperglicemia (açúcar do sangue alto).
  • Ansiedade
  • Problemas circulatórios, como a pressão alta.
  • Doença de Meniérè.

Cada uma dessas causas de zumbido tem um tratamento específico, que também deve levar em conta as características individuais de cada paciente. Por isso, uma avaliação com o médico  otorrinolaringologista especializado em zumbido faz toda a diferença na condução desses casos.

Saiba mais:

Zumbido somatossensorial: https://drdouglasribeiro.com.br/zumbido-somatossensorial/

Zumbido tem cura: https://drdouglasribeiro.com.br/zumbido-tem-cura/

  Me siga no instagram. http://www.instagram.com/douglasribeiro.otorrino/
Escrito por Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologista. com foco no tratamento da tontura e zumbido
CRM-SP 163.108 / RQE 67.472

Post anterior
Posso Tratar Minha Tontura com a Alimentação?
Próximo post
A Intrigante Relação entre Zumbido e Sono

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologia
e Otoneurologia
na Vila Mariana e Avenida Paulista

Consultas
Tratamentos