Zumbido Somatossensorial

O zumbido, Tinnitus como é conhecido no mundo científico, é a percepção de um som, sem que exista um estímulo sonoro externo. Sem que haja no ambiente algo produzindo aquele som. Esse problema é muito comum no mundo todo, e alguns estudos mostram que cerca de 4 pessoas em cada 10 sofrem com o zumbido.

O Zumbido pode ter várias causas possíveis: perda auditiva, ansiedade, alterações do metabolismo como o diabetes, dentre outras. Mas existe um grupo específico de zumbido que nós chamamos de zumbido Somatossensorial.

Mas o que seria o Zumbido Somatossensorial?

O Zumbido somatossensorial é aquele que tem alguma relação com a musculatura, principalmente do cabeça e pescoço. Ou seja, esse zumbido ele pode ser causado ou modificado por alterações que a pessoa possa vir a ter nesses músculos. Dessa forma, movimentos do pescoço, abertura ou fechamento de boca, ou até mesmo apertar certos pontos do pescoço (pontos-gatilho) fazem o zumbido surgir, modificar as características do zumbido. Isso acontece pois o nosso cérebro tem conexão entre as vias auditivas, e as áreas do cérebro relacionados aos músculos.

Como saber se esse é o meu caso?

Para chegarmos essa conclusão, a avaliação médica por um otorrino qualificado e com experiencia no tratamento do zumbido é fundamental. Nessa avaliação o otorrino vai investigar todos os aspectos relacionados ao seu zumbido, para saber se você sente dores no pescoço, ou se fica muito tempo com a cabeça numa mesma posição. Ele também vai te examinar para verificar se os músculos do seu pescoço estão muito contraídos e irá procurar pequenos pontos dolorosos nesses músculos, os pontos gatilhos. Importante lembrar que é preciso também investigar outras causas, pois é muito comum existirem vários fatores levando ao zumbido.

Tratamento

Uma vez feito, o médico otorrinolaringologista irá definir o melhor tratamento para você, que deve sempre ser personalizado e individualizado. Pode ser prescrito medicações, indicado técnicas para relaxamento da musculatura cervical, fisioterapia, acupuntura, técnicas de agulhamento seco, placas orais para ATM, dentre outros. Todas as técnicas com excelentes resultados desde que bem indicadas.

Caso você ache que este pode ser seu caso, ou de algum familiar, procure a ajuda de um otorrino com especialização no tratamento do zumbido.

Escrito por Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologista. com foco no tratamento da tontura e zumbido
CRM-SP 163.108 / RQE 67.472

Post anterior
Prevenção de Queda em Idosos
Próximo post
A Diferença entre Vertigem, Tontura e Labirintite

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologia
e Otoneurologia
na Vila Mariana e Avenida Paulista

Consultas
Tratamentos