O sangramento nasal, chamado de epistaxe, normalmente, não causa grandes repercussões no organismo, mas costuma assustar bastante o paciente.
O sangramento, na maior parte das vezes, se origina de pequenos vasos sanguíneos na parte mais anterior do septo nasal, uma área que nós chamamos de zona de Kiesselbach.
Em casos mais raros, o sangramento pode vir de artérias mais calibrosas na parte posterior do nariz. Apesar de menos comuns, são mais graves e com tratamento mais difícil. Esse tipo de sangramento ocorre mais comumente em pessoas com pressão alta, doenças da coagulação sanguínea, uso de medicações para “afinar o sangue” e após cirurgias nasais.
As causas mais comuns de epistaxe são os traumas, como a manipulação digital das narinas (para tirar “casquinhas”) ou assoar o nariz. Além disso, o ressecamento da mucosa também contribui para os sangramentos. Além dessas causas, podemos citar infecções nasais, corpos estranhos, tumores do nariz ou seios paranasais ou distúrbios hemorrágicos.
Como a maioria dos sangramentos nasais são na porção anterior do nariz, o otorrinolaringologista pode ver facilmente o local de origem do sangramento. Entretanto, pode ser necessário um exame chamado de nasofibrolaringoscopia para visualizar as porções mais posteriores do nariz.
Sinais de alerta
Alguns achados servem como sinal de alerta e não devem ser negligenciados.
- Sinais de perda excessiva de sangue (como fraqueza, desmaio ou tontura ao levantar)
- Uso de remédios que interferem com a coagulação
- Sinais de distúrbios de sangramento ou de um distúrbio de sangramento conhecido (como a hemofilia)
- Vários episódios recentes de hemorragia nasal
Os sinais de um distúrbio de sangramento incluem
- Pequenas manchas roxas na pele (petéquias)
- Muitos hematomas
- Gengivas com sangramento fácil
- Fezes com sangue ou escuras
- Sangue na urina
- Sangramento excessivo ao sofrer pequenos cortes
- Menstruações muito intensas em mulheres
Dessa forma, caso você ou algum familiar comece a apresentar sangramento nasal, não se desesperem. Comprima o nariz e faça compressa fria. A grande maioria dos sangramentos param com essas medidas.
Contudo, Caso o sangramento continue, procure ajuda médica. Nesses casos podem ser necessários a colocação de tampões nasais, cauterização do local de sangramento, e em casos mais graves é indicado um procedimento cirúrgico para estancar o sangramento.