Tenho certeza que quase todos os pacientes com tontura já fizeram essa pergunta em algum momento. A informação de quem tem tontura não pode comer chocolate de jeito nenhum está por aí, espalhada em várias fontes. Mas será que é verdade mesmo que quem tem tontura não pode comer chocolate?
A resposta é bem parecida com muitas outras dentro da medicina: o excesso faz muito mal para o organismo, em especial o labirinto,
E aí não é só o chocolate que causa danos, mas todos os alimentos ricos em açúcar. A ingestão desses alimentos causa um aumento repentino da glicose e da insulina no nosso sangue. E o nosso labirinto é particularmente sensível a essas duas substâncias.
O chocolate pode ser ainda pior pois ele também contém xantinas, que são substâncias estimulantes, que podem acabar deixando o nosso sistema vestibular ainda mais “irritado”.
Não existe uma dose segura para o consumo desses alimentos, pois cada organismo reage de um jeito, Algumas pessoas podem sentir tontura consumindo um pequeno pedaço de chocolate, enquanto outras podem metabolizar essas substâncias mais rápido e não apresentar sintoma algum. Por isso é importante ficar atento aos seus próprios sintomas e manter o consumo de chocolate baixo da quantidade que faz mal para você,
Como fazer para resistir ao consumo do chocolate?
- Tenha uma alimentação sempre saudável
- Consuma frutas e legumes
- Aumente a ingestão de proteínas que ajudam na saciedade
- Não fique muito tempo em jejum
- Consuma alimentos ricos em magnésio (nozes, castanhas, alimentos integrais, abacate, espinafre)
- Não vá ao supermercado com fome.
- Consuma o chocolate apenas em ocasiões especiais e de referência ao com maior concentração de cacau.
Se você notou que toda vez que come chocolate tem tontura, procure um otorrino com especialização em otoneurologia, para verificar como está a saúde do seu labirinto.