A neurite vestibular é uma inflamação do nervo vestibular, que leva as informações do nosso labirinto até o nosso cérebro. Quando esse nervo está inflamado, as informações transmitidas por ele ficam distorcidas e confusas, o que leva então ao aparecimento da tontura.
A neurite vestibular, muitas vezes é confundida como se fosse a mesma coisa que a labirintite. No entanto, essas patologias são diferentes. A neurite afeta apenas o ramo do nervo responsável pelo equilíbrio. Já a labirintite atinge todo o labirinto levando também a sintomas auditivos.
Os vírus são os principais responsáveis pela inflamação do nervo vestibular. Os principais vírus associados a essa inflamação são: herpes-zoster, caxumba, sarampo, rubéola e influenza.
Os sintomas da neurite vestibular são de início súbito, com tontura bastante intensa, acompanhada de náuseas e vômitos, e dificuldade em se equilibrar ou se concentrar. Normalmente, o fato de os sintomas serem intensos e súbitos, assusta bastante o paciente.
Os sintomas permanecem por alguns dias e vão diminuindo progressivamente. Às vezes esses sintomas podem durar meses, ou até mesmo não se resolverem, todavia isso é raro de acontecer.
O diagnóstico adequado é feito pelo otorrinolaringologista, de preferência otoneurologista, baseado na história dos sintomas do paciente e no exame físico. O otoneurologista poderá pedir também alguns exames, dependendo do caso: vídeo ou vectonistagmografia, exames de imagem, VHIT ou VEMP.
Para o tratamento são prescritas algumas medicações para aliviar os sintomas do paciente, seguidos de Reabilitação Vestibular, que são uma sequência de exercícios, com a finalidade de acelerar a recuperação do labirinto. Sempre lembrando que é de fundamental importância, que cada paciente seja avaliado de forma completa, para que assim, tenhamos um tratamento individualizado que realmente tenha bons resultados.
Caso você apresente algum desses sintomas, procure logo um otorrino, de preferência com especialização em otoneurologia. Estamos à sua disposição.