Otite Média Secretora

A Otite Média Secretora, também chamada de Otite Média Serosa, ela pode acontecer depois de um quadro de otite média aguda que não se resolveu completamente. Pode também ocorrer depois de disfunção ou obstrução da tuba auditiva (estrutura que conecta o ouvido com o nariz. Essa disfunção da tuba pode ocorrer em decorrência de quadros alérgicos como a rinite, ou por obstrução da porção nasal pelas adenóides. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum nas crianças.

É através da tuba auditiva que a pressão do ouvido  médio é constantemente equalizada. Com a disfunção da tuba, essa equalização não ocorre, e o ouvido médio acaba ficando com a pressão negativa, com acúmulo  de líquido na cavidade, e diminuição da movimentação do tímpano.

Foto de otoscopia mostrando acúmulo de líquido no ouvido médio

Os sintomas da otite média secretora são a sensação de ouvido entupido, diminuição da audição, e um som tipo estalido quando engolem. Algumas vezes, Pode acontecer de o líquido no ouvido médio infectar, gerando infecção ativa com dor, mas não é o comum.

Nós fazemos o diagnóstico através do exame físico, e as vezes o otorrino pode solicitar a timpanometria que ajuda a determinar se há líquido no ouvido médio. O exame do nariz e da garganta também são importantes, para buscar sinais de rinite, ou algo obstruindo as vias aéreas.

O tratamento é feito com anti-inflamatórios, lavagem nasal com soro fisiológico e uso de medicações nasais a fim de restaurar a função da tuba auditiva. O objetivo é promover a drenagem da secreção do ouvido, e regulação da pressão do ouvido. Em casos crônicos, pode ser necessária a colocação de tubos de ventilação no tímpano. Nunca esquecer do tratamento adequado da rinite, e caso haja obstrução da tuba pelas adenóides, a cirurgia pode ser indicada.

Caso sinta esses sintomas, procure a avaliação de um otorrino.

Nem Toda Tontura é Igual