A otite média aguda é infecção bacteriana ou viral da orelha média, após a membrana timpânica. Geralmente acompanhando infecção do trato respiratório superior. Além da dor, pode ocasionar perda e diminuição da audição, sensação de plenitude nos ouvidos. Também são comuns sintomas sistêmicos como febre, náuseas, dores no corpo e mal-estar.

Pode ocorrer em todas as idades, no entanto, é mais prevalente entre os 3 meses e 3 anos de idade. Nessa faixa etária, a tuba auditiva é mais curta e mais horizontalizada. Isso facilita a passagem de secreção e bactérias da cavidade nasal para o interior do ouvido.

O diagnóstico é feito através da história de sintomas do paciente e o exame físico feito pela otoscopia. Os achados são: presença de secreção atrás do tímpano, ou mostra  tímpano espesso, hiperemiado e abaulado.

Tratamento

O tratamento é feito inicialmente com anti-inflamatórios visando controlar a dor, contudo, caso não haja melhora em 48 ou 72 horas (ou a depender da avaliação do médico) pode ser necessário o uso de antibióticos, nesse caso, via oral. Se o paciente apresentar febre persistente e dor intensa, pode ser necessário realizar uma pequena incisão no tímpano para drenar a secreção presa no ouvido médio. Em casos recorrentes coloca-se em tubo de ventilação na membrana timpânica, para deixar o ouvido médio bem ventilado e não deixar que acumule secreção. Com essas medidas diminuímos a chance de otite média aguda.

Tubo de ventilação inserido no tímpano

As vacinas já contidas no calendário vacinal brasileiro ajudam a combater os agentes das otites e diminuir a chance da doença. Também é importante também evitar que as crianças tomem a mamadeira deitadas, pois isso facilita a passagem de secreção para o interior do ouvido pela tuba auditiva.

Por isso, se você ou seu filho estiver sentindo dores de ouvido, procure logo o médico otorrino para o correto diagnóstico do caso e tratamento adequado.

Otite Externa
Otite Média Secretora