“Dr, o meu zumbido pode ser cera no ouvido?” O Essa é uma pergunta que eu escuto quase todos os dias no meu consultório. E a imensa maioria das pessoas que me fazem essa pergunta tem na verdade a esperança de que o seu zumbido se resolva de uma maneira rápida e fácil como a lavagem de ouvido.
O fato é que na maior parte das vezes, o zumbido, também conhecido como tinnitus, tem origem em problemas do ouvido interno, principalmente perda de audição. No entanto, algumas vezes, a presença de cerúmen (ou a cera de ouvido) pode sim causar zumbido.
O cerúmen pode estar encostando na membrana timpânica, atrapalhando a vibração dela. Outras vezes a quantidade de cerúmen pode ser tão grande, formando uma rolha de cerume. Ambas as condições vão atrapalhar a passagem de som para o ouvido interno, levando a uma perda auditiva. Essa perda auditiva é transitória, uma vez removido o excesso de cerume, a audição normalmente retorna. E como o que causa o zumbido é a perda auditiva, uma vez que a audição retorna ao normal, é bem provável que o zumbido também se resolva. Mas nem sempre isso acontece.
Mas o que é a cera?
A cera é composta de gordura produzida pela pele do ouvido, com restos dessa mesma pele. E o nosso ouvido produz a cera por uma razão. O fato, é que ela tem uma importante função na proteção do nosso conduto auditivo. A cera tem um pH baixo (ácido), o que dificulta a proliferação de bactérias e fungos que podem causar infecção no nosso ouvido. Dificultam também a entrada de inseto e poeira. `Por fim, ajudam a deixar a pele do nosso ouvido hidratada e em bom funcionamento.
E é por causa dessa importante função, que não recomendamos a retirada indiscriminada do cerume. A limpeza dos ouvidos para retirar a cera, só é realizada quando realmente está em excesso e prejudicando a função auditiva. Assim, não use hastes flexíveis (os famosos cotonetes) para limpar o ouvido. Muitas vezes, essas hastes apenas empurram a cera para o fundo, aumentando o acúmulo e impedindo o funcionamento adequado do tímpano. Além do risco de machucar o ouvido e até mesmo perfurar o tímpano.
O que fazer então?
Caso o seu médico otorrinolaringologista identifique o excesso de cerume, ele poderá realizar a limpeza desse ouvido, com lavagem do ouvido, ou utilizando outros instrumentos específicos para esse fim. Algumas vezes, será necessário usar medicação para amolecer um pouco o cerúmen antes de fazer o procedimento. Seu otorrino lhe orientará quanto a isso, e terá a habilidade de realizar o procedimento minimizando os riscos de complicações.
O zumbido pode ter várias causas diferentes, e a identificação correta da causa desse sintoma é fundamental para o tratamento desse problema tão incômodo. A cera é apenas mais uma dessas possibilidades. Assim, se você sofre de zumbido, procure a ajuda de uma médico otoneurologista para juntos, chegarem à origem do problema, e dessa forma tratar de maneira adequada.
Quer saber como cuidar da audição? clique no link – https://drdouglasribeiro.com.br/audicao-como-cuidar-da-minha/
2 Comentários. Deixe novo
Olá bom dia…pois então estou com zumbido nos ouvidos e tem um rapaz na minha cidade q faz limpeza desse ele é enfermeiro…é confiável fazer essa limpeza com ele? Ou teria q passar no Otorrino?
A lavagem de ouvido, apesar de ser um procedimento relativamente simples, demanda técnica e conhecimento. Assim, sempre recomendo que seja feito com um otorrino de confiança!