Diferença entre o Otorrino e o Otoneuro

Muitas pessoas acabam perguntando qual é a diferença entre a otorrinolaringologia e a otoneurologia.

Otorrinolaringologia

A otorrino, é a especialização da otorrino, que estuda e cuida das doenças relacionadas ao ouvido, nariz e garganta. A lista das doenças que o otorrino cuida é bastante grande. As mais comuns são: dores de ouvido e otites, amigdalite, faringite, rinite, sinusite, alterações da voz, dificuldades para engolir, desvio de septo, refluxo, perda auditiva, apneia do sono, dentre outras.

Para ser um otorrino, a pessoa deve estudar durante 6 anos na faculdade de Medicina, e após se especializar por mais 3 anos, no que chamamos de Residência Médica.

Otoneurologia

Já a otoneurologia é a área do conhecimento que estuda o funcionamento e as alterações do nosso ouvido interno, do nosso labirinto e sistema vestibular. Dessa forma o otoneurologista é capacitado para lidar com situações de tontura, desequilíbrio e zumbido.

No Brasil, a otoneurologia não é reconhecida legalmente como uma especialidade separada, e portanto o médico que cuida dessa área é um otorrino que decidiu se concentrar no estudo dessa área. A especialização em otoneurologia pode levar de 1 a 3 anos para ser concluída.

Dessa forma, para me dedicar às doenças do labirinto foram 6 anos de faculdade, 3 anos de residência e mais 3 anos de formação em otoneurologia. Um total de 12 anos de estudo formal. Assim, caso você tenha alguma alteração no labirinto, nos procure! Estamos à disposição!

Escrito por Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologista. com foco no tratamento da tontura e zumbido
CRM-SP 163.108 / RQE 67.472

Post anterior
Perda auditiva não é exclusividade dos idosos
Próximo post
Perda auditiva: sinais de alerta

2 Comentários. Deixe novo

  • Euridice de Oliveira Monteiro
    03/11/2023 22:57

    Preciso de tratamento para acabar com esse zumbido no ouvido e que eu acho que é no cérebro.

    Responder
    • Oi Euridice. O zumbido é um dos sintomas que mais incomoda quem sofre com ele, e também um dos sintomas mais difíceis de investigar. Existem vários fatores que estão envolvidos no zumbido, desde alterações no ouvido até alterações no cérebro também.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologia
e Otoneurologia
na Vila Mariana e Avenida Paulista

Consultas
Tratamentos