Como Cuidar da Minha Audição?

Você sabia que 5% de toda a população brasileira têm algum grau de surdez ou problemas de audição? Isso significa 10 milhões de brasileiros, sendo que desses 2,7 milhões tem surdez profunda, não escutam nada (dados do IBGE). Com a população ficando mais velha, e com a exposição crescente a ruídos intensos, a tendência é que esse número cresça cada vez mais.

 Algumas vezes esse desgaste ocorre devido a própria idade, ou por exposição a sons muitos altos durante a vida, mas pode ocorrer também devido, a outras causas:

  • Otites crônicas
  • infecções como meningite, sarampo e caxumba
  • uso de alguns remédios que lesam as células do ouvido
  • traumas na região do ouvido.
  • Fatores genéticos

Como cuidar da minha Audição?

 

Em grande parte das vezes, não é possível reverter a surdez, por isso é muito importante que tomemos alguns cuidados para cuidar da nossa preciosa audição.

  • Evite se expor a sons muito altos. Cuide principalmente com o uso de fones de ouvido.
  • Caso a exposição a esses sons não seja evitável, como em situações de trabalho,  utilize sempre o protetor adequado (EPI)
  • Caso você sinta dor de ouvido, ou apresente saída de secreção do mesmo, procure logo o otorrino para o tratamento adequado.
  • Não utilize medicações sem a recomendação médica, pois existem medicamentos que lesam o ouvido (chamados de ototóxicos)
  • Não introduza objetos no seu ouvido, como cotonetes, tampa de caneta, grampos, lápis, etc. Eles podem danificar o seu ouvido, algumas vezes com gravidade.
Audição
Trabalhadora usando protetores auriculares para evitar surdez.

 

No começo da perda auditiva, pode ficar difícil para o paciente identificar o problema. Ele pode começar a ter dificuldade para entender as palavras, principalmente em ambientes com outros sons, começa a aumentar o volume da televisão, ou pedir para as pessoas repetirem o que disseram.

Caso isso ocorra, procure logo um otorrino.  Ele irá avaliar o ouvido externo, em busca de sinais de infecção ou rolha de cerume, por exemplo, e solicitar os exames pertinentes, com a audiometria.

Cuide da sua audição com carinho. E conte conosco se precisar de ajuda!

Escrito por Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologista. com foco no tratamento da tontura e zumbido
CRM-SP 163.108 / RQE 67.472

Post anterior
Tontura Emocional Existe Mesmo ?
Próximo post
Vertigem de Origem Central

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologia
e Otoneurologia
na Vila Mariana e Avenida Paulista

Consultas
Tratamentos