Que o álcool pode causar tontura todo mundo sabe, afinal sempre chamamos alguém que está bêbado de tonto, não é mesmo? Além disso, muitos pacientes com tontura relatam terem sido confundidos como bêbados na rua. Mas como o álcool causa tontura?
Dentro do nosso sistema nervoso, os neurônios passam informações de um para o outro através de substâncias chamadas de neurotransmissores. O álcool altera a função desses mensageiros, principalmente a dopamina, gerando uma disfunção nessa troca de informações. Com isso, há diminuição da capacidade motora e do equilíbrio, gerando tonturas.
Além disso, o álcool também muda a composição e a densidade da endolinfa, líquido que preenche o interior no nosso ouvido interno, o que também altera o funcionamento do labirinto, podendo gerar uma tontura semelhante a VPPB. Essa alteração pode durar alguns dias após o consumo do álcool, até que a endolinfa recupere suas características.
Por isso, é fundamental que tomemos cuidado com o abuso de substâncias alcoólicas para evitar alterações do labirinto (e outros danos ao organismo).
Ficou com alguma dúvida sobre como o álcool causa tontura?
Quer saber mais sobre os tipos de tontura? Clique aqui: Nem Toda Tontura é Igual
Ou me siga no Instagram: http://www.instagram.com/douglasribeiro.otorrino