O tímpano ou membrana timpânica é uma membrana bastante delicada e frágil que separa o ouvido externo do ouvido médio. Por esse motivo, as perfurações do tímpano não são raras de acontecer.
As perfurações timpânicas podem ocorrer devido a uma série de causas:
- Infecções do ouvido médio
- Perfuração traumática por objetos pontiagudos introduzidos no ouvido, como cotonetes, grampos ou lápis.
- Pancadas na cabeça próxima ao ouvido
- Explosão próxima
- Tapas no ouvido
- Barotrauma durante viagens de avião ou mergulhos
Lesões penetrantes do tímpano, podem também levar a desarticulação dos ossículos do ouvido, fraturas desse osso, ou fístulas com o ouvido interno.
Nas causas infecciosas, a própria infecção é bastante dolorosa, principalmente devido ao acúmulo de secreção no ouvido médio. Essa pressão acaba perfurando o tímpano, drenando o pus e aliviando a pressão interna. O paciente percebe então a saída dessa secreção, às vezes com estrias de sangue, mas com alívio da dor.
As perfurações do tímpano causadas por lesão gera dor súbita e intensa, perda de audição e zumbido. Caso haja lesão da cadeia ossicular ou lesão do ouvido interno, a perda auditiva é mais grave.
O diagnóstico é feito com a otoscopia, na qual o otorrino visualiza diretamente a perfuração. Às vezes, é realizada uma audiometria para verificar o grau de acometimento da audição.
O tratamento da perfuração muitas vezes é desnecessário, pois elas têm a tendência de se fecharem sozinha. Caso haja infecção, pode ser necessário o uso de antibióticos. Se a perfuração não fechar após 2-3 meses, ou tiver ocorrido lesão dos ossículos ou do ouvido interno, pode ser indicado tratamento cirúrgico. O fundamental na perfuração é sempre proteger o ouvido da água, pois a penetração de água no ouvido médio leva a infecções, o que diminui a chance de cicatrização da perfuração.