É muito frequente nos serviços de saúde casos de corpo estranho em ouvido, especialmente em crianças, que por traquinagem introduzem no conduto grãos, pontas de lápis, pedaços de borracha. Mas também podem acontecer em adultos, por descuido, ou entrada de insetos.
Muitas vezes os corpos estranhos não produzem sintomas, até que ocorra um processo inflamatório no local, gerando dor, coceira, saída de secreção e mau cheiro.
O que fazer?
O otorrinolaringologista pode retirar objetos de remoção mais simples, como papel e borracha, com uma pinça bem delicada, chamada de pinça jacarezinho.
Objetos mais lisos e arredondados como grãos ou contas, são geralmente mais difíceis. Nesses casos o otorrino usa uma pinça parecida com um gancho que passa por trás do objeto, e então o rola para fora. Esse procedimento é feito por profissional adequadamente habilitado (otorrino) com ajuda de um microscópio cirúrgico.
Algumas vezes também, realizamos a lavagem do ouvido. Mas sempre lembrar que esse método não pode ser utilizado em grãos, ou outros objetos que possam inchar com o contato com a água.
No entanto, quando o objeto é realmente difícil de ser retirado, ou a criança se encontra muita agitada, podemos realizar o procedimento sob anestesia. Isso, para evitar lesão no tímpano ou nos ossinhos do ouvido.
No caso de insetos no ouvido, o caso pode ser ainda mais incômodo se o mesmo estiver vivo. Assim, o otorrinolaringologista pode colocar alguns tipos de líquidos viscosos no ouvido, a fim de matar o inseto e facilitar sua retirada. Isso se não houver perfuração no tímpano.
Com isso em mente, é importante ter em mente, é que o ouvido é super delicado e sensível, e uma tentativa de alguém que não é habilitado a retirar o corpo estranho, pode danificar o ouvido, algumas vezes de forma irreversível. Por isso, caso isso aconteça na sua família, procure um otorrino com urgência.