Chamamos de otite, toda inflamação que acontece no ouvido. Quando essa inflamação ocorre na parte mais externa do ouvido, o conduto auditivo, ela é chamada de otite externa. Os sintomas são bastante variados, indo de uma sensação de ouvido tampado e coceira podendo até levar a dor intensa no local, diminuição da audição, zumbido e febre. A saída de secreção pelo ouvido afetado é bastante frequente.
As bactérias como Pseudomonas aeruginosa, Proteus vulgaris, Staphylococcus aureus ou Escherichia coli, são as causas mais comuns de otite externa difusa. A otite externa fúngica (otomicose), tipicamente causada por Aspergillus niger ou Candida albicans, é menos comum.
Esse tipo de otite é bastante comum após a entrada de água no ouvido, por isso acontece bastante após idas à praia ou piscina, sendo por isso, às vezes, chamada de otite do nadador.
Outros fatores podem predispor à otite externa:
- Lesão involuntária no canal causada por limpeza com cotonetes ou outros objetos
- Alergias
- Psoríase
- Eczema
- Dermatite seborreica
- Diminuição da acidez do canal (possivelmente devido à presença repetida de água)
- Irritantes (p. ex., spray de cabelo, tintura de cabelo
Esse é um dos motivos para não usar cotonete. A pele do ouvido é muito frágil e, o cotonete pode causar microfissuras nessa pela, abrindo uma porta para a entrada de bactérias.
O diagnóstico é feito pela observação dos sinais inflamatórios com a otoscopia. Porém, em casos mais severos ou que não melhorem com o tratamento, pode ser necessário a realização de cultura da secreção, a fim de identificar a bactéria.
Tratamento
O tratamento vai depender da intensidade dos sintomas e do agente causal. Podemos utilizar medicamentos para a dor, antibióticos ou antifúngicos (normalmente para pingar diretamente no ouvido, contudo, algumas vezes é necessário por via oral), e limpeza do ouvido. Pacientes com quadros recorrentes, principalmente nadadores, podem se beneficiar da proteção auricular contra água, e da acidificação do conduto auditivo, para prevenir novas infecções. Mas é sempre lembrando de evitar manipular o interior do ouvido.
Portanto, caso você esteja sentindo dor de ouvido, ou tenha esses sintomas de forma recorrente, procure logo um otorrino. Conte conosco!