Otite Externa

Chamamos de otite, toda inflamação que acontece no ouvido. Quando essa inflamação ocorre na parte mais externa do ouvido, o conduto auditivo, ela é chamada de otite externa. Os sintomas são bastante variados, indo de uma sensação de ouvido tampado e coceira podendo até levar a dor intensa no local, diminuição da audição, zumbido e febre.  A saída de secreção pelo ouvido afetado é bastante frequente.

Esquema mostrando aonde se localiza a inflamação na otite externa

As bactérias como Pseudomonas aeruginosa, Proteus vulgaris, Staphylococcus aureus ou Escherichia coli, são as causas mais comuns de otite externa difusa. A otite externa fúngica (otomicose), tipicamente causada por Aspergillus niger ou Candida albicans, é menos comum. 

Bactérias e fungos são os agentes que levam à otite externa.

Esse tipo de otite é bastante comum após a entrada de água no ouvido, por isso acontece bastante após idas à praia ou piscina, sendo por isso, às vezes, chamada de otite do nadador.

Outros fatores podem predispor à otite externa:

  • Lesão involuntária no canal causada por limpeza com cotonetes ou outros objetos
  • Alergias
  • Psoríase
  • Eczema
  • Dermatite seborreica
  • Diminuição da acidez do canal (possivelmente devido à presença repetida de água)
  • Irritantes (p. ex., spray de cabelo, tintura de cabelo

Esse é um dos motivos para não usar cotonete. A pele do ouvido é muito frágil e, o cotonete pode causar microfissuras nessa pela, abrindo uma porta para a entrada de bactérias.

O diagnóstico é feito pela observação dos sinais inflamatórios com a otoscopia. Porém, em casos mais severos ou que não melhorem com o tratamento, pode ser necessário a realização de cultura da secreção, a fim de identificar a bactéria.

O exame com o otoscópio faz o diagnóstico da otite, visualizando o conduto auditivo vermelho e inchado

Tratamento

O tratamento vai depender da intensidade dos sintomas e do agente causal. Podemos utilizar medicamentos para a dor, antibióticos ou antifúngicos (normalmente para pingar diretamente no ouvido, contudo, algumas vezes é necessário por via oral), e limpeza do ouvido. Pacientes com quadros recorrentes, principalmente nadadores, podem se beneficiar da proteção auricular contra água, e da acidificação do conduto auditivo, para prevenir novas infecções. Mas é sempre lembrando de evitar manipular o interior do ouvido.

Portanto, caso você esteja sentindo dor de ouvido, ou tenha esses sintomas de forma recorrente, procure logo um otorrino. Conte conosco!

Escrito por Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologista. com foco no tratamento da tontura e zumbido
CRM-SP 163.108 / RQE 67.472

Post anterior
Mal do Desembarque
Próximo post
Otite Média Aguda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologia
e Otoneurologia
na Vila Mariana e Avenida Paulista

Consultas
Tratamentos