Tontura na Terceira Idade

A tontura é um sintoma muito comum na população acima dos 65 anos. Além disso, os distúrbios do equilíbrio são muito preocupantes, pois aumentam muito o risco de quedas, que são potencialmente perigosas nessa população. E é por esses fatos que não devemos negligenciar a tontura na terceira idade,

Primeiro, vamos lembrar que a Tontura é um termo bem genérico que as pessoas usam para descrever uma série de sintomas: desequilíbrio, flutuação, sensação de cabeça pesada ou vazia, sensação de movimento do ambiente ou do corpo, ou até mesmo desmaios. As causas de  tontura  podem ser alterações do sistema vestibular, mas também podem ser por problemas neurológicos (Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla), cardiovasculares (arritmias, infarto), metabólicos (diabetes, hipotireoidismo), emocionais (depressão, ansiedade), uso de medicações (diuréticos), dentre outros.

Como as causas são extremamente variadas, a investigação da causa deve ser o mais completa possível, com uma anamnese bastante compreensiva, que inclui a pesquisa de comorbidades e uso de medicações. É muito importante que o médico esteja bastante preparado para isso, sendo assim, procure sempre que possível um otorrino com especialização em otoneurologia.

O tratamento da causa de base é o passo inicial, mas podemos também utilizar medicamentos para diminuir os sintomas. Contudo, o mais importante na população idosa é evitarmos as quedas. Por isso algumas medidas são importantes, para qualquer idoso, mas principalmente no casos de tontura na terceira idade.

  • Evitar tapetes em casa
  • Usar calçados fechados e bem adaptáveis
  • Manter os ambientes iluminados
  • Usar apoios ao andar e no banheiro
  • Evitar pisos escorregadios
  • Evitar móveis e objetos espalhados
  • Cuidar da visão.

Se você tem mais de 65 anos, e sente algum tipo de tontura, procure um otoneurologista para cuidar de seu labirinto, e evitar as perigosas quedas.

Escrito por Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologista. com foco no tratamento da tontura e zumbido
CRM-SP 163.108 / RQE 67.472

Post anterior
A Verdadeira Labirintite
Próximo post
Alterações do Equilíbrio na Doença de Parkinson

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologia
e Otoneurologia
na Vila Mariana e Avenida Paulista

Consultas
Tratamentos