A Labirintite é uma causa de tontura, que acaba levando a fama por muitos casos de tontura que não são de fato labirintite. A verdadeira labirintite é uma inflamação do labirinto, estrutura que fica no interior do nosso ouvido, e é responsável pelo nosso equilíbrio e também pela nossa audição. Quando essa estrutura está inflamada acaba gerando informações distorcidas.
A labirintite além de tontura, pode gerar também perda auditiva, diminuição da capacidade de entender outras pessoas, sensação de pressão no ouvido, desequilíbrio, náuseas e vômitos, e suor excessivo.
Os sintomas se iniciam alguns dias após o início da inflamação e geralmente dura alguns dias.
Quais as causas?
As causas mais comuns de labirintite são:
- Infecção viral, ou ativação de um vírus inativo. Normalmente, não conseguimos identificar o vírus que causa a infecção. Mas existe uma infecção causada por um vírus específico que é reconhecida. Trata-se do vírus varicela-zoster, causando dor no ouvido (geralmente intensa), paralisia facial e lesões bolhosas no pavilhão auricular e canal auditivo externo. Quando esses sintomas ocorrem, chamamos de Síndrome de Ramsay Hunt.
- Infecção Bacteriana: Um quadro de otite média (quando ocorre uma infecção após a membrana timpânica), pode invadir a porção interna do ouvido e infectar o labirinto. A dor geralmente é intensa, com febre e calafrios, senso muitas vezes necessário a drenagem de pus. Essa infecção pode lesar de tal forma o ouvido interno, que pode causar perda auditiva irreversível.
- Labirintite autoimune é uma causa rara, e pode ocorrer em forma de surtos, e está frequentemente associada a outras doenças autoimunes como o lúpus ou artrite reumatóide.
- Traumas e cirurgias também pode levar a infecção do labirinto
- Outros fatores associados: estresse, consumo de álcool e tabaco e alguns medicamentos.
O diagnóstico adequado é fundamental para o melhor tratamento, sendo necessário uma anamnese bem detalhada, além de um exame físico bem feito. Muitas vezes, exames de imagem também podem ser necessários.
Tratamento
O tratamento é feito através de medicações para amenizar os sintomas e/ou tratar a causa base. Além disso, algumas medidas também são importantes na fase aguda: hidratação, repouso, evitar muita luz, evitar movimentos que possam desencadear os sintomas, e evitar alguns alimentos como café ou chocolate.
Passada a fase aguda, a Reabilitação Vestibular (uma espécie de fisioterapia do labirinto) ajuda os pacientes a recuperarem as funções do labirinto.
A maioria dos pacientes com labirintite se recuperam dos sintomas em poucos dias ou sintomas. No entanto, alguns demoram mais tempo, e algumas vezes não se recuperam totalmente dos sintomas. O tratamento adequado e precoce, aumenta muito as chances de uma boa recuperação.
Por isso, se você tem esses sintomas e acha que você tem a verdadeira labirintite, ou outras causas de tontura, procure logo um otorrinolaringologista com especialização em otoneurologia para te avaliar e tratar adequadamente. Dessa forma, aumentamos as chances de uma boa resposta.
1 Comentário. Deixe novo
[…] O que é Labirintite? https://drdouglasribeiro.com.br/a-verdadeira-labirintite/ […]