Com o envelhecimento da população, associado a exposição crescente a ruídos intensos, as perdas auditivas têm sido cada vez mais comuns na sociedade. Na maior parte das vezes, essas perdas auditivas ocorrem de forma gradual, e muitas vezes, o paciente pode perceber essa perda, apenas em estágios mais avançados, deixando passar batido perdas mais leves.
É muito importante detectar as alterações auditivas de forma mais precoce possível, a fim de se evitar as complicações que as perdas auditivas leves podem ocasionar, mesmo sendo leves. A perda auditiva não tratada pode levar a quadros de depressão e isolamento, maior risco de quedas e até mesmo acelerar quadros de demência senil e contribuir com a atrofia do cérebro pela idade.
Para aumentar a chance de detectar o problema logo no começo e assim iniciar o tratamento adequado, fique atento há alguns sinais:
- Dificuldade para entender o que estão falando;
- Dificuldade para falar ao telefone;
- Necessidade de aumentar o volume da TV;
- Sensação de ouvido entupido;
- Zumbido constante;
- Isolamento social.
Se você se identifica com algum desses sinais, ou percebe essas situações com alguém da sua família, procure um otorrino o quanto antes para uma avaliação da saúde auditiva.