Sinusite
Inflamação da mucosa dos seios da face e pode ter origem bacteriana ou alérgica. A sinusite pode ocorrer devido a um caso gripal, crises de rinite e/ou alterações no sistema imunológico do paciente. Os principais sintomas incluem congestão e secreção nasal, dores de cabeça e tosse.
Dor de ouvido
As dores podem ser causadas por diversos fatores, mas, geralmente, ocorrem devido a alguma inflamação. São dividas em otites médias e externas. As otites externas podem acontecer devido algum trauma no ouvido como o uso incorreto de cotonetes. Já as otites médias surgem devido ao acúmulo de secreção no ouvido, após um quadro gripal.
Ronco e apneia do sono
O ronco é um som gerado pela vibração das estruturas da garganta, que sofrem um estreitamento durante o sono, podendo ou não vir acompanhados de apnéia, que se trata da interrupção da passagem do ar, impedindo que este chegue aos pulmões. Esse problema pode ocorrer devido a fatores como obesidade, desvio de septo, rinite e hipertrofia das amígdalas.
Cera no ouvido
O cerume ou cera do ouvido é uma produção natural do nosso ouvido, composta por secreção sebácea produzida por glândulas na pele do conduto, com a função de deixar a pele do conduto auditivo lubrificada, proteger contra infecções, ou entrada de insetos. O nosso próprio organismo tem formas de eliminar e controlar o cerume, mas em alguns casos, ele pode acabar se acumulando e prejudicando a capacidade auditiva.
Rinite
A rinite é um processo inflamatório da mucosa nasal, podendo surgir por diversos fatores como alergia ou uso de determinados medicamentos. O paciente com esse problema sofre com espirros, coriza e coceira. Ela pode ser dividida entre: rinite alérgica, vasomotora (relacionada a mudança no clima), medicamentosa, gestacional, atrófica (rinite do idoso).
Sangramento nasal
O sangramento nasal, ou epistaxe, é um problema que pode ocorrer devido ao ressecamento da mucosa nasal, distúrbios de coagulação ou pressão alta. A maior parte dos sangramentos se originam de vasos superficiais na porção anterior do septo do nariz. Algumas vezes, o sangramento pode se originar de vasos mais posteriores, com maior potencial de gravidade. Por esse motivo, é importante saber a causa da epistaxe, para evitar outros episódios.
Refluxo
O refluxo se caracteriza pelo escape do ácido produzido no estômago, causando sintomas como queimação, azia e a sensação de que o alimento está voltando. Quando isso ocorre com frequência, regiões como a garganta, podem ser afetadas, provocando pigarro, tosse seca, rouquidão, além de infecções.
Amigdalite
As amígdalas são estruturas presentes na nossa garganta que atuam ajudando o sistema imunológico a combater agentes infecciosos. Por conta disso, elas acabam se tornando suscetíveis a doenças como amigdalites, uma infecção das amígdalas e das áreas em volta. Esse problema pode causar sintomas como dor de garganta, febre baixa, congestão nasal e coriza.