Tratamentos em Otoneurologia na Vila Mariana e Avenida Paulista

Tratamento para Perda Auditiva | Dr. Douglas Ribeiro em São Paulo

Perda Auditiva

As perdas auditivas podem ocorrer em qualquer idade, desde as perdas congênitas, presentes ao nascimento, até as perdas relacionadas com o envelhecimento. As perdas auditivas podem ser classificadas como condutiva (causada pelo acúmulo de cera de ouvido ou infecções); neurossensorial (provocadas por alterações no nervo auditivo); e mista (uma combinação dos outros dois tipos).

Tratamento para Tontura | Dr. Douglas Ribeiro em São Paulo

Tontura

A tontura tem várias causas, que vão muito além da labirintite, cada uma com sua forma de tratamento individualizado. A otoneurologia, é uma sub-área da otorrino que estuda as tonturas, para termos um diagnóstico e tratamentos precisos. O tratamento vai desde mudanças de hábitos de vida e alimentares, utilização de medicação até a Reabilitação Vestibular, que são uma série de exercícios dirigidos a tratar problemas de equilíbrio.

Tratamento para Desequilíbrio | Dr. Douglas Ribeiro em São Paulo

Desequilíbrio

O desequilíbrio é uma dificuldade de manter a postura ou se locomover e pode ocorrer devido a problemas neurológicos, como Parkinson, problemas no cerebelo ou nos nervos periféricos. Podem ocorrer também devido a uma diminuição do funcionamento labiríntico com o avançar da idade. Nos casos de desequilíbrio, a Reabilitação Vestibular ajuda a fortalecer o labirinto, para que casos como quedas, sejam evitados. Além disso, a fisioterapia tem papel fundamental no tratamento, a fim de fortalecer a musculatura.

Tratamento para Síndrome de Ménière | Dr. Douglas Ribeiro em São Paulo

Síndrome de Ménière

É uma doença causada pelo aumento do volume e da pressão do líquido existente no interior do nosso labirinto, a endolinfa. O mecanismo que leva a essa alteração da endolinfa ainda é desconhecido. A síndrome de meniere é uma doença que atinge mais a população dos 20 aos 50 anos, com leve predominância nas mulheres. Esse problema pode causar sintomas como zumbido, sensação de ouvido cheio, além da perda auditiva.

Tratamento para Vertigem | Dr. Douglas Ribeiro em São Paulo

Vertigem

A vertigem é a doença mais comum do labirinto, podendo acometer pessoas de qualquer idade, mas principalmente, idosos. O nosso labirinto pode ser dividido em duas partes principais: o vestíbulo e os canais semicirculares. Dentro do vestíbulo, temos algumas micro partículas aderidas, os otólitos. Algumas vezes essas partículas se soltam e vão parar nos canais semicirculares, o que altera a função dessas estruturas.

Tratamento para Zumbido | Dr. Douglas Ribeiro em São Paulo

Zumbido

O zumbido é uma sensação auditiva que só a pessoa escuta, sem que haja uma fonte produtora real do som. Esse problema pode ocorrer devido a perda auditiva, alteração nos níveis de açúcar no sangue, além de dores de cabeça e estresse.

Tratamento para Enxaqueca Vestibular | Dr. Douglas Ribeiro em São Paulo

Enxaqueca Vestibular

A enxaqueca vestibular ocorre quando o paciente sofre com problemas de tontura e dores de cabeça. Trata-se de uma doença neurológica em que há um desequilíbrio químico no cérebro da pessoa que fica muito sensível aos estímulos externos, como sons, luz, cheiros ou movimentos.