Laringite

A laringite nada mais é do que a inflamação que acomete essa parte da garganta, a laringe, que pode ter diversas causas. A causa aguda mais comum é a infecção viral da laringe. A laringite também pode ocorrer devido a tosse (presente em doenças como bronquite, pneumonia, gripe, coqueluche) que acaba machucando a mucosa da laringe. O abuso vocal (falar alto ou cantar) também pode levar a inflamação laríngea, bem como reações alérgicas, bulimia, refluxo gastresofágico e inalação de substâncias irritantes (fumaça de cigarro).

Anatomia da Laringe e suas estruturas.

 

O sintoma mais comum é a rouquidão, algumas vezes ocorrendo a afonía (ausência total da voz). Pode ocorrer também sensação de prurido na garganta, sensação de aspereza, e pigarro. em casos mais graves pode ocorrer febre, mal-estar, dificuldade de engolir ou dor ao falar. Em casos raros pode acontecer edema da laringe causando estridor e falta de ar.

O diagnóstico é feito pela avaliação clínica. Em casos crônicos, pode ser feito a laringoscopia com fibra óptica, mostrando edema e vermelhidão importantes da mucosa.

Exame de Nasofibrolaringoscopia

 

A laringite viral não tem tratamento específico, por isso utilizamos medicamentos para alívio sintomático como antitussígenos e nebulização. Repouso vocal também é importante. Caso haja uma causa específica como bulimia ou refluxo gastresofágico, o tratamento dessas doenças deve ser considerado.

Caso você esteja apresentando esses sintomas, como a rouquidão, principalmente se for crônico, procure logo o otorrino para o diagnóstico e tratamento corretos.

Não há tratamento específico para a laringite viral.

Antitussígenos, repouso vocal e nebulização aliviam os sintomas e promovem resolução da laringite aguda. Além disso, parar de fumar e tratamento da bronquite aguda ou crônica podem também aliviar a laringite.

Dependendo da causa presumida, tratamentos específicos para o controle do refluxo gastresofágico, bulimia ou laringite induzida por fármacos podem ser benéficos.

Escrito por Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologista. com foco no tratamento da tontura e zumbido
CRM-SP 163.108 / RQE 67.472

Post anterior
Como o Álcool Causa Tontura?
Próximo post
Quem Tem Tontura Pode Comer Chocolate?

2 Comentários. Deixe novo

  • BOA NOITE DOUTOR. EU TIVE PNEUMONIA E DEPOIS DE 10 DIAS ANTIBIOTICO ESTAVA MELHOR. QUANDO COMEÇOU UMA TOSSE FORTE D
    E CACHORRO E ROUQUIDAO.
    AINDA ESTOUFAZENDO INALAÇÃO TOMANDO XAROPE ….CORTICOIDS
    PELIS SINTOMAS DEVE SER LARINGITE

    Responder
    • Olá. Após uma infecção respiratória como a pneumonia, é comum que a mucosa das vias aéreas fique danificada e precise de um tempo para se reparar. Durante esse período de recuperação, a mucosa fica mais sensível, o que pode provocar sintomas como tosse intensa e rouquidão. Essa irritação pode, de fato, levar ao desenvolvimento de laringite,

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Dr. Douglas Ribeiro

Otorrinolaringologia
e Otoneurologia
na Vila Mariana e Avenida Paulista

Consultas
Tratamentos